San Andrés, o caribe colombiano.

Por Raianne Matos • sexta-feira, 09 novembro 2018ColômbiaSan Andrés

O verão está chegando e que tal ir pegar uma corzinha em San Andrés, heim??

San Andrés

San Andrés é uma autêntica ilha caribenha. O local é sede do arquipélago de San Andrés, Providência e Santa Catalina e famoso pelo seu mar de SETE CORES, com variações de verde e azul.

A língua oficial é Espanhol, mas eles falam Portunhol muito bem, San Andrés é um destino muito querido dos brasileiros. Eles também falam Inglês, em alguns passeios os guias falavam em Espanhol e depois em Inglês.

San Andrés não tem fonte de água doce e toda a água local é dessalinizada. Ajude, evitando o desperdício. Não é permitido beber a água da torneira, tem que comprar água mineral para consumo.

Letreiro de San Andrés.

Documentos

Como a Colômbia faz parte do Mercosul, você não precisa de visto para entrar no país. E não é obrigatório o uso do passaporte para entrar no País. Você pode usar seu RG em bom estado para entrar.

Se você usar o Passaporte, eles carimbam o passaporte e se você usar o RG, eles carimbam uma folha com alguns dados e colocam dentro da sua identidade e você não pode em hipótese alguma perder esse papel.

Vacina contra Febre Amarela

É obrigatório o comprovante da vacina contra Febre Amarela. Foi pedido comprovante no check in no Brasil e na imigração de San Andrés.

Certificado Internacional de Vacina.

Quando ir

Alta temporada

Entre Dezembro e Maio o tempo é melhor em relação as chuvas, o Sol reina no céu tão azul que parece que não tem fim. E nos meses de Julho e Agosto que é o período das férias escolares.

Baixa temporada

Entre Abril e Dezembro a chuva é mais frequente. Mas não chove sempre, normalmente cai uma chuva rápida e logo aparece o sol. Quando um amigo meu foi em setembro,  fez sol todos os 10 dias em que ele ficou lá. E eu fui em novembro e choveu bastante, teve um dia que nem saí do quarto direito, saí só para almoçar e peguei chuva na volta do restaurante. Um dia a ilha Johnny Cay estava fechada e não consegui ir em La Piscinita e no West View  porque estavam fechados por conta do mal tempo e pela maré está de ressaca. Em alguns pontos o mar estava bem forte também e não podíamos entrar.  Mas mesmo com a chuva constante o tempo era sempre bem abafado e quente. Então, se você for nesse período saiba que a probabilidade de pegar chuva é maior.

San Andrés está fora da rota de furações, mas pode ser afetada indiretamente por furacões no Caribe, sofrendo com ventos e chuvas, mais comuns entre agosto e outubro.

Passagem aérea

A passagem aérea pode ser comprada na Latam, Avianca e Copa Airlines.

Eu comprei a passagem aérea pela Copa Airlines.

Eu gostei no começo pelo preço que paguei, mas tem aquele velho ditado “O barato sai caro” e foi isso que realmente aconteceu. Eu não gostei do voo, o avião parecia ser antigo e pra ajudar quebraram minha mala.

Acho que vale a pena pelo preço, somente pelo preço. Caso você tenha viajado pela Copa Airlines deixe nos comentários sua opinião de como foi voar com a Copa.

Preço: R$ 1.486,96 (Novembro, baixa temporada).

Tarjeta de turismo

É obrigatório a compra da tarjeta para entrar em San Andrés e em Providência. Você irá comprar na conexão, no portão do embarque para San Andrés. Caso tenha disponível  no embarque no Brasil, a companhia aérea vai avisar, assim você conseguirá comprar ainda no Brasil.

Você irá comprar a tarjeta na entrada e ela servirá para todo período da sua viagem, guarde a tarjeta até o fim da viagem.

Preço: COP 109.000,00 ou U$ 35,00.

Tarjeta de Turismo.

Hospedagem

Eu fiquei hospedada em apenas um Hotel e escolhi o Bight View.

Amei os 9 dias que fiquei lá, fiz a reserva pelo Hoteis.com. A pousada é simples, mas excelente. A proprietária me recebeu pessoalmente e liberou o quarto antes do horário do check-in e sempre estava solícita para nos ajudar, indicou restaurantes, passeios e chamou táxi quando precisei.

O quarto é equipado com sanduicheira, utensílios de cozinha, produtos de limpeza, frigobar, banheiro privativo. Tudo muito bem limpo e a limpeza do quarto era feita todos os dias.

Use meu link e ganhe R$50,00 de recompensa.

Preço: Paguei pelas 9 noites COP 955.379,00 ou R$ 917,59.

Hotel Bight View. Desculpe pelo banheiro bagunçado, só lembrei de tirar foto do quarto no último dia.

Onde comer

Bocca de Oro

Foi o primeiro restaurante que almoçamos, chegamos famintos ‘como sempre’ e acabei pagando em Dólar, por não ter ido sacar o dinheiro que enviei pelo Wester Union.

Escolhemos 2 pratos de filé de peixe ao molho de camarão, 2 canecas de cerveja. Pagamos U$ 41,00.

Restaurante Bocca de Oro.

Beer Station

O Beer Station é um lugar muito legal, o atendimento é muito bom. Eles servem hambúrgueres, porções, sucos, licores e cervejas locais. Voltamos duas vezes e uma vez foi para comemorar o aniversário do meu marido. Indico sem duvidas!

Não é preciso fazer reserva. Mas dependendo da hora que você for, vai ter uma fila de espera.

Gastamos COP 120.300,00 no total das duas noite que fomos  (1° noite 55.700,00 e 2° noite 64.600,00).

Restaurante Beer Station.

La Regatta

La Regatta é o Restaurante mais badalado da Ilha. Por ser praticamente um ponto turístico e sempre estar cheio, o preço é um pouco salgado, mas vale muito a pena.

Não deixe de conhecer o La Regatta. É preciso fazer reserva, você pode fazer pessoalmente ou pelo site.

Pedimos de entrada Camarones San Luis COP 25.100,00, os pratos principais foram Arroz Camarones Paradise COP 42.000,00, Pescado San Andrés COP 43.900,00 e para beber uma Pinã Colada 23.900,00 e uma Pinã Malibu COP 23.900,00. Tudo é muito bem servido e uma delícia, depois do jantar estávamos tão cheios que nem pedimos sobremesa. . Gastamos no total COP 174.680,00 (É cobrado a taxa de 10%).

Restaurante La Regatta.

Panaderia Bread Fruit

Como na nossa hospedagem não tinha café da manha e a tarde voltávamos dos passeios ‘azuis de fome’, logo achamos essa padaria MARAVILHOSA. As meninas que nos atendeu foram sempre muito prestativas e educadas.

As coisas são muito bem feitas e muito gostosas, a padaria ficar normalmente aberta até às 21:00.

Panaderia Bread Fruit.

Bar y Restaurante Tico Tico

Esse Restaurante fica na orla principal de San Andrés, é um Restaurante simples e com preços mais em conta. Por mais simples que seja, ele fica sempre muito lotado e a comida é muito gostosa.

Pedimos um Pargo Rojo (COP 20.000,00) e um Filete al Ajillo Apanado com limonada (COP 20.000,00) e uma Coca-Cola de 500ml. Pagamos COP 49.00,00.

Bar y Restaurante Tico Tico.

Restaurante Rossini

Esse Restaurante ficava mais perto do Bigh View, e no dia que choveu o dia todo e só saímos para almoçar, resolvemos almoçar nele. A comida é caseira e pelo o que percebi, é o restaurante que o pessoal que trabalha próximo vão almoçar. Achei um pouco caro por ser uma comida mais caseira, mas estava uma delicia.

O valor do almoço inclui a entrada que é uma sopa de frutos do mar, o prato principal e um refresco. Os Pratos que pedimos foi um Filé de peixe com molho de camarão e Frango assado. Pagamos COP 47.000,00.

Restaurante Rossini.

La Pizzeta Florio

Em uma das noites, resolvemos comer pizza e fomos conhecer a La Pizzeta Florio. O lugar é lindo, a decoração é um charme. As atendentes foram bem simpáticas. Quando chegamos não estavam mais servindo massas, mas meu marido queria uma lasanha e a atendente perguntou se o chef poderia fazer, ele disse que sim. Comemos uma pizza e uma lasanha, 2 latas de refrigerantes e pagamos COP 50.500,00.

O sabor da pizza e da lasanha (super caprichada no queijo) é muito gostoso. Se você for para a ilha, indico ir comer uma pizza na La Pizzeta Florio.

La Pizzeta Florio.

80’s Food

É a melhor (lanche maravilhoso e decoração sensacional) lanchonete que já fui. A decoração da lanchonete é como se fosse uma loja de brinquedos antigos. Tem brinquedos até no teto, é uma volta no tempo entrar lá. Você ver na decoração com jogos, filmes e album de músicos da antiga, principalmente de rock, o lugar é incrível, é literalmente uma viagem no tempo, ali você com toda certeza vai relembrar algo sobre a sua infância.

Pedimos dois hamburguês de costela desfiada e dois sucos de maracujá (muuuuito bom). Pagamos COP 51.700,00.

Lanchonete 80s Food.

Paletas

Caso você queria uma sobremesa refrescante ou só algo refrescante para andar pela orla de San Andrés, te indico uma Paleta. Bem no centro de San Andrés tem a Pallet & Co e a Romeo & Paleja, os dois lugares vendem paletas, são maravilhosas! Comprei paleta quase todos os dias ♥. A Paleta custa em torno de COP 5.000,00.

Paletas.

Barraquinhas de Rua

Não deixe de experimentar as comidas das barraquinhas de rua. Comprei essa porção churrasquinho e salada com molho e queijo por COP 12.000,00, pena que foi no último dia. E comprei esse coco na praia Peatonal por COP 8.000,00. Eu só vi um rapaz vendendo esse tipo de coco, nunca tinha visto um coco assim antes.

Comidas de barraquinhas de rua.

Compras

Tienda Comunal

É como se fosse uma mercearia de bairro, é um local pequeno e vende as coisas mais essenciais.

Na rua no Bight View tem uma outra tienda.

Gana Tiendas

Acredito que seja o principal supermercado da Ilha, tem mais variedade de coisas e com o preço melhor.

Almacen J.R. Importaciones

É uma loja onde vende de tudo, tem bebidas, suplementos, produtos de beleza, maquiagens, biscoitos, doces e etc…

Paseo Peatonal

O Paseo Peatonal, também conhecido por Av. Colômbia, é um calçadão na frente da praia, tem várias lojinhas que vendem todo tipo de produto – desde lembranças e comida a roupas e produtos de praia. Essa avenida também é aconselhável para comer, tem vários restaurantes no calçadão.

Avenida Providência

A Avenida Providência tem várias lojinhas. Ela tem lojas como Madeira (indicada para roupas e produtos de higiene e beleza), La Riviera (que vende produtos de free shop) e Presidente (ótima para encontrar roupas de marcas famosas).

A La Riviera tem a MAC dentro. Antes de ir, li em muitos blogs que valia a pena comprar lá. Eu fui no período da Back Friday, os descontos estavam bons e valeu muito a pena. Porem, não gostei do atendimento das atendentes e depois que cheguei no Brasil percebi que a base estava velha.

Nessa avenida não passa carro, você pode caminhar e fazer suas compras com calma.

Avenida Las Américas

Las Américas é uma das avenidas mais importantes de San Andrés. É um bom local para fazer compras, pois há grande diversidade de lojas de roupas, calçados, esportes, perfumes, entre outras.

Fique atento nas coisas que você compra, algumas lojas vendem produtos falsificados.

Câmbio

Quando eu estava planejando a viagem, li muitos blogs indicando levar dólar e trocar lá. Sinceramente eu não achei que estava velando a pena, a diferença era pouca.

Eu levei 300 dólares que tinha sobrado de uma viagem e enviei pelo Westen Union para retirar lá o total de COP 1.384.267,00, o valor que paguei com taxas foi R$1.595,70. Para fazer qualquer transação nas casas de câmbio você precisa levar o RG ou Passaporte, tem que ser o documento que você usou para entrar na ilha, eles conferem o carimbo.

Vida noturna

Boate Coco Loco

É a principal boate de San Andrés. Ela fica mais cheia aos finais de semana, mas acredito que fique cheia de madrugada. Fui em um sábado mais ou menos 1:00 da manhã e estava vazia. Normalmente a entrada é gratuita, mas no dia que fui a entrada não era gratuita, paguei COP 20.000,00 em cada ingresso. Se você for em um dia que a entrada seja gratuita, você irá se divertir e dançar sem pagar nada além das bebidas que consumir.

Leve seu documento de identidade com foto, na entrada os seguranças pedem.

Noche Blanca

É uma balada no barco que todos devem usar branco. é bem legal e divertido. Antes de entrar no barco você é recepcionado com um coquetel e a apresentação de uma dança típica. O valor do ingresso foi COP 90.000,00. Nesse valor está inclusos algumas bebidas e o jantar.

A tripulação do barco é muito simpática. A festa tem duração de mais ou menos 4 horas.

Tem também o Passeio noturno no barco pirata e a Boate Extasy que fica no último andar do Hotel Sol y Caribe.

Noche Blanca.

Transportes

Táxi

Pegamos táxi algumas vezes. Já digo que são antigos e alguns não muito cuidados. Como os táxis não tem taxímetros eu sempre perguntei o valor antes de entrar, dizem que eles são um pouco espertos com os turistas. É bom ficar atento.

O táxi do Aeroporto até o Hotel foi U$ 8,00 (pagamos em dólar). Dentro da cidade paguei COP 10.000,00 em todas as vezes. E para ir do Hotel para o Aeroporto foi COP 20.000,00.

Ônibus

Os ônibus são bem antigos, são micro-ônibus. O pagamento é feito direto para o motorista. Valor COP 2.200,00.

Moto Táxi

Moto Táxi é o que não falta em San Andrés. Em toda ilha se vê muitas motos. Valor COP 2.000,00.

Aluguel de Moto, Carrinho de Golfe e Mula

Se preferir você pode alugar Motos, Carrinhos de Golfe e Mula (um carrinho maior e mais rápido) para conhecer San Andrés. O valor para alugar motos eu não sei, para o carrinho de golfe varia entre COP 80.000,00 até 120.00,00, a mula varia entre COP 120.000,00 até COP 180.000,00 para o dia todo. Alugamos um carrinho de golfe por COP 100.000,00. Eles te entregam o carrinho com a gasolina que dê para você ir até o posto abastecer. Um galão de gasolina para andar o dia todo com o carrinho deu COP 10.000,00. Mas, chegando no meio do caminho o nosso carrinho parou de funcionar, o rapaz responsável buscou a gente e devolveu nosso dinheiro.

Você consegue andar todo o centro de San Andrés a pé, no centro os lugares são próximos. E dependendo de onde for seu Hotel, você nem vai precisar gastar muito com transportes.

Passeios

Mapa turístico de San Andrés.

Ilha de Johnny Cay

Johnny Cay é um passeio imperdível, fiz ele duas vezes. A ilha fica 15 minutos de San Andrés. Assim que chegamos a ilha, o responsável pelo barco nos encaminhou para um quiosque, os quiosques servem bebidas, almoços e aperitivos. O almoço prato com peixe, arroz de coco, patacón (bolinho de banana frito) e salada, foi COP 30.000,00. Pedimos uma Limonada de Coco (todo mundo precisa provar essa limonada) e um Coco Loco, pagamos COP 20.000,00 nas bebidas.

O passeio para a ilha de Johnny Cay inclui uma parada no Aquário, uma parada na Manta Raias, onde você pode tirar fotos com as arraias e por ultimo é feito um tour no pantanal, onde foi gravado o filme Anaconda (1997) com Jennifer Lopez.

Ilha de Johnny Cay.

Aquário e Haynes Cay

Aquário é um passeio maravilhoso, onde se pode fazer mergulho e ver vários tipos de peixes. Você pode atravessar andando pelo mar, uma caminhada de 5 minutos até Haynes Cay. Haynes Cay é uma ilha ao lado do Aquário, onde você pode descansar e comer alguma coisa.

Tem umas pessoas que guardam suas coisas (guarda volume) por COP 10.000,00 e o aluguel da mascara de mergulho é COP 10.000,00.

Manta Raia

Manta Raias é um passeio em barco feito no fim da tarde para ver arraias, ter contato com os animais e, consequentemente, tirar fotos. O tour tem duração de duas horas e o contato com os animais, cerca de meia hora.

Não sei o valor desse passeio sozinho. Eu fiz ele incluído no passeio de Johnny Cay.

Jet Sky

Se tiver oportunidade alugue um, vale muito a pena. Pagamos COP 80.000,00 por 45 minutos.

Mergulho em alto mar

Eu fiz o mergulho com a empresa Sea Expeditions. O valor é COP 90.000,00 por pessoa, são quatro paradas. E eles tiram fotos de você durante o mergulho por COP 50.000,00. Eu indico fazer o mergulho com eles, mas as fotos não (as fotos ficaram bem amadoras).

Mergulho em alto mar.

Peatonal

Não deixe de conhecer a praia Peatonal, ela é a principal praia da ilha e fica no centro. Ela tem o mar calmo e boa infraestrutura para receber os turista. Uma bela orla para caminhar e barraquinhas vendendo manga fatiada e água de coco.

Praia Peatonal.

Volta na Ilha

Não deixe de dar uma volta na Ilha. Você vai se surpreender com tanta beleza.♥

Passeio em volta da ilha.

O período que fui, estava chuvoso e o mar estava bem forte. Alguns lugares estavam fechados. Não consegui conhecer West View, Caverna de Morgan, Hoyo Soplador e La Piscinita.

Dicas

• Assim que chegar na ilha compre a sapatilha para entrar no mar. As praias são cheias de pedras e ouriços.
  • Não esqueça de levar um chapéu, protetor solar, repelente e roupas frescas.
  • Em alguns lugares não são aceito cartões, leve sempre dinheiro.
  • As lojas abrem em torno das 9h, fecham às 12h30 e reabrem às 15h, funcionando até as 20h/20h30.
  • A tomada é de dois pinos chatos e um pino redondo. Viaje preparado com um adaptador. O hotel que fiquei emprestou o adaptador.
  • Ajude a preservar a natureza, leve sempre uma sacola para juntar seu lixo.
  • Não comprei chip para levar e usei o wifi do hotel e de alguns restaurantes.

Preço

Água 5 Litros – Varia entre COP 3.000,00 até COP 5.000,00.

Sapatilha – COP 18.000,00.

Capa à prova d’água para o celular – COP 4.000,00.

Mascara de mergulho – COP 18.000,00 (tem mais caras).

Média de preços de passeios em San Andrés.

DESCONTOS:

Você sabia que utilizando os links de desconto do Blog você não paga nada a mais por isso? Você só ganha os descontos e ainda ajuda o Blog. ♥

Airbnb –  Se você se cadastrar com meu link, você receberá R$130 de desconto na primeira viagem que fizer no valor de R$250 ou mais.

Booking.com –  Usando meu link, você receberá R$ 50,00.

Até a próxima viagem!

Já conhece meu instagram @vemnaminhamala ??? Se não, vai lá conferir, tem outras viagens e dicas  salvos nos destaques.